SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Acknowledgements: difficulties, achievements and social support network of postgraduate stricto sensu studentsThe parents' role and external influences in children's education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

CORREIA-ZANINI, Marta Regina Gonçalves  and  MARTURANO, Edna Maria. Sintomas de estresse em alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Rev. SPAGESP [online]. 2015, vol.16, n.1, pp. 28-42. ISSN 1677-2970.

Visando contribuir para o estudo do desenvolvimento infantil, o objetivo deste estudo foi verificar a manifestação de sintomas de estresse em alunos do 1º ano do Ensino Fundamental - EF, de sete escolas públicas, tendo em conta o sexo e a escola frequentada. Com metodologia transversal, contou com 100 meninos e 86 meninas, alunos do 1º ano do EF, que responderam à Escala de Stress Infantil. Nos resultados, mais de 50% das crianças mostraram sintomas de estresse. Meninos apresentaram significativamente mais Reações Psicofisiológicas. Diferenças entre escolas foram pontuais. O elevado percentual de crianças com sintomas de estresse é compatível com a visão do 1º ano como transição escolar potencialmente estressora. Tais achados são úteis para elaboração de programas preventivos e interventivos no contexto escolar.

Keywords : estresse infantil; transição escolar; primeiro ano.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License