SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Agradecimentos: dificuldades, conquistas e rede social de apoio de estudantes de Pós-Graduação stricto sensuO papel dos pais e as influências externas na educação dos filhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

CORREIA-ZANINI, Marta Regina Gonçalves  e  MARTURANO, Edna Maria. Sintomas de estresse em alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Rev. SPAGESP [online]. 2015, vol.16, n.1, pp. 28-42. ISSN 1677-2970.

Visando contribuir para o estudo do desenvolvimento infantil, o objetivo deste estudo foi verificar a manifestação de sintomas de estresse em alunos do 1º ano do Ensino Fundamental - EF, de sete escolas públicas, tendo em conta o sexo e a escola frequentada. Com metodologia transversal, contou com 100 meninos e 86 meninas, alunos do 1º ano do EF, que responderam à Escala de Stress Infantil. Nos resultados, mais de 50% das crianças mostraram sintomas de estresse. Meninos apresentaram significativamente mais Reações Psicofisiológicas. Diferenças entre escolas foram pontuais. O elevado percentual de crianças com sintomas de estresse é compatível com a visão do 1º ano como transição escolar potencialmente estressora. Tais achados são úteis para elaboração de programas preventivos e interventivos no contexto escolar.

Palavras-chave : estresse infantil; transição escolar; primeiro ano.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License