SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Stress symptoms in students attending first gradeKnowledge and practices on contraception among college students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

LINS, Zoraide Margaret Bezerra et al. O papel dos pais e as influências externas na educação dos filhos. Rev. SPAGESP [online]. 2015, vol.16, n.1, pp. 43-59. ISSN 1677-2970.

O presente estudo teve o objetivo de analisar a compreensão que mães e pais têm sobre o seu papel e o do seu cônjuge na criação dos filhos, bem como identificar as influências externas, positivas e negativas,no processo. Participaram do estudo 18 casais com filhos de 12 a 48 meses, residentes na cidade de João Pessoa. Os resultados mostraram que os genitores atribuíram papéis tradicionais à figura materna e paterna, no sentido em que as mães foram consideradas responsáveis pela educação e carinho dos filhos, e os pais, responsáveis pelo exercício da autoridade. Como influências externas, positivas e negativas sobre a educação dos filhos, os pais e mães ressaltaram os avós, a escola e a TV. Estes resultados contribuem para uma melhor compreensão das atribuições de papéis parentais, e para a percepção das influências externas que interferem na educação dos filhos, configurando-se uma fonte de pesquisa científica que envolve como participantes pais e mães no exercício da parentalidade.

Keywords : mães; pais; papéis; influências externas; filhos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License