SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Sintomas de estresse em alunos do 1º ano do Ensino FundamentalConhecimentos e práticas sobre métodos contraceptivos em estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

LINS, Zoraide Margaret Bezerra et al. O papel dos pais e as influências externas na educação dos filhos. Rev. SPAGESP [online]. 2015, vol.16, n.1, pp. 43-59. ISSN 1677-2970.

O presente estudo teve o objetivo de analisar a compreensão que mães e pais têm sobre o seu papel e o do seu cônjuge na criação dos filhos, bem como identificar as influências externas, positivas e negativas,no processo. Participaram do estudo 18 casais com filhos de 12 a 48 meses, residentes na cidade de João Pessoa. Os resultados mostraram que os genitores atribuíram papéis tradicionais à figura materna e paterna, no sentido em que as mães foram consideradas responsáveis pela educação e carinho dos filhos, e os pais, responsáveis pelo exercício da autoridade. Como influências externas, positivas e negativas sobre a educação dos filhos, os pais e mães ressaltaram os avós, a escola e a TV. Estes resultados contribuem para uma melhor compreensão das atribuições de papéis parentais, e para a percepção das influências externas que interferem na educação dos filhos, configurando-se uma fonte de pesquisa científica que envolve como participantes pais e mães no exercício da parentalidade.

Palavras-chave : mães; pais; papéis; influências externas; filhos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License