SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1O papel dos pais e as influências externas na educação dos filhosA homoparentalidade em cena: a vivência cotidiana de mulheres lésbicas com seus filhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

DELATORRE, Marina Zanella  e  DIAS, Ana Cristina Garcia. Conhecimentos e práticas sobre métodos contraceptivos em estudantes universitários. Rev. SPAGESP [online]. 2015, vol.16, n.1, pp. 60-73. ISSN 1677-2970.

O objetivo deste estudo foi verificar o conhecimento de universitários sobre métodos contraceptivos e sua utilização na primeira relação sexual e no momento da coleta de dados. Foi aplicado um questionário sobre dados sociodemográficos, conhecimentos e práticas contraceptivas a 293 universitários. A maioria dos entrevistados já teve relações sexuais. Contraceptivos foram utilizados por 91,7% das jovens e 81,3% dos participantes do sexo masculino na iniciação sexual, e por 96,3% das participantes e 90,0% dos jovensno último ano. O preservativo foi mais utilizado na iniciação sexual, sendo parcialmente substituído pela pílula nas relações subsequentes. Os métodos mais conhecidos pelos participantes foram o preservativo e a pílula anticoncepcional. Constatou-se a influência dos papéis de gênero e de fatores como o contexto do relacionamento e o tempo de atividade sexual nas práticas sexuais.

Palavras-chave : comportamento sexual; contracepção; juventude.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License