SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Conhecimentos e práticas sobre métodos contraceptivos em estudantes universitáriosAdoção e a psicoterapia familiar: uma compreensão winnicottiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

LIRA, Aline Nogueira de; MORAIS, Normanda Araújo de  e  BORIS, Georges Daniel Janja Bloc. A homoparentalidade em cena: a vivência cotidiana de mulheres lésbicas com seus filhos. Rev. SPAGESP [online]. 2015, vol.16, n.1, pp. 74-91. ISSN 1677-2970.

Esse artigo investigou a vivência cotidiana de quatro mulheres lésbicas com seus filhos. A entrevista aberta foi o instrumento utilizado para colher os dados. A análise de conteúdo das entrevistas evidenciou que: 1) as mães lésbicas tendem a desempenhar os papéis parentais de forma cooperativa, embora a estratégia adotada para constituírem suas famílias e conceberem os seus filhos possa interferir no modo como gerenciam as tarefas parentais; e 2) a conduta das mães lésbicas que dialogam com seus filhos sobre sua orientação sexual parece fortalecê-los no enfrentamento da estigmatização homofóbica. Conclui-se ressaltando que o vínculo social e afetivo é o fundamento que rege as relações familiares das mulheres lésbicas e seus filhos, mostrando que a parentalidade vai além da orientação sexual.

Palavras-chave : família; homoparentalidade; lésbica; homossexualidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License