SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Adoção e a psicoterapia familiar: uma compreensão winnicottianaParentalidade adotiva e psicopatologia infantil: uma revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

GONCALVES, Lorrany de Oliveira et al. Coping em pacientes crônicos, cuidadores e profissionais de saúde. Rev. SPAGESP [online]. 2015, vol.16, n.1, pp. 107-121. ISSN 1677-2970.

O presente estudo objetivou identificar e descrever as estratégias de enfrentamento utilizadas por doentes, cuidadores e profissionais de saúde no campo das doenças crônicas. Foram entrevistadas 17 pessoas residentes em um município do estado de Goiás. Os participantes responderam a uma entrevista semiestruturada, audiogravada. Procedeu-se a transcrição das entrevistas e a leitura exaustiva dos dados, para que os temas mais relevantes relacionados às estratégias de coping emergissem. Os resultados mostraram que o lugar de cuidado apareceu principalmente ocupado por mulheres. Preferencialmente foram utilizadas estratégias de enfrentamento diretas. Além disso, identificou-se o uso de estratégias de enfrentamento evitativas, como as de negação e não aceitação. Sendo assim, sugere-se a importância da instilação de estratégias de enfrentamento diretas para essa população.

Palavras-chave : enfretamento; doenças crônicas; cuidadores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License