SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Coping de pacientes crónicos, cuidadores y profesionales de la salud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SPAGESP

versión impresa ISSN 1677-2970

Resumen

EBOLI, Nicole Medeiros Guimarães; SANTOS, Patrícia Leila dos; CARVALHO, Ana Maria Pimenta  y  PASIAN, Sonia Regina. Parentalidade adotiva e psicopatologia infantil: uma revisão de literatura. Rev. SPAGESP [online]. 2015, vol.16, n.1, pp. 122-134. ISSN 1677-2970.

A adoção de crianças é uma medida de proteção de infantes cujas histórias de vida trazem marcas de vitimizações diversas. Buscando conhecer o que a literatura científica tem revelado sobre os fatores de risco e proteção envolvendo psicopatologia infantil e cuidados parentais em filiações adotivas, realizou-se um levantamento de trabalhos indexados nas bases de dados Scielo, Lilacs, PsycInfo e Pubmed, cruzando-se os termos "Adoptive Parents" e "Child Psychopathology". Os resultados reiteram a relevância de adequado processo de seleção, preparo e acompanhamento psicológico de pais adotivos, garantindoaos infantes a inserção em ambiente emocionalmente adequado à sua proteção.

Palabras clave : adoção; psicopatologia infantil; parentalidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License