SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Relaciones conyugales en la actualidad: percepciones de individuos en casamientos de larga duración índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SPAGESP

versión impresa ISSN 1677-2970

Resumen

GORIN, Michelle Christof; MELLO, Renata; MACHADO, Rebeca Nonato  y  FERES-CARNEIRO, Terezinha. O estatuto contemporâneo da parentalidade. Rev. SPAGESP [online]. 2015, vol.16, n.2, pp. 3-15. ISSN 1677-2970.

Este estudo teórico pretende discutir o estatuto contemporâneo da parentalidade, a partir da relação existente entre a interdição do incesto e a valorização crescente da satisfação como base da formação da família nos dias de hoje. Compreende-se o referido estatuto como as diferentes formas de exercer o cuidado com os filhos, as quais se encontram tanto marcadas por uma forte tradição histórica quanto atravessadas por atualizações e demandas contemporâneas. Busca-se explicitar o modo como as relações de parentesco foram estabelecidas ao longo das transformações da família, tomando como fio condutor a interdição do incesto. Abordam-se as formas de parentalidade no cenário familiar contemporâneo, que inclui diversos arranjos familiares, ancorados na satisfação íntima e sexual que determinam o tempo e a estabilidade dos vínculos.

Palabras clave : parentalidade; configurações familiares; contemporaneidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License