SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2O estatuto contemporâneo da parentalidadeDitadura militar e as Sociedades Psicanalíticas: relações e ressonâncias na práxis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

COSTA, Crístofer Batista da  e  MOSMANN, Clarisse Pereira. Relacionamentos conjugais na atualidade: percepções de indivíduos em casamentos de longa duração. Rev. SPAGESP [online]. 2015, vol.16, n.2, pp. 16-31. ISSN 1677-2970.

Diferentes formas de ser casal coexistem na atualidade, provocando questionamentos sobre a direção que as relações amorosas terão em longo prazo. Objetivou-se compreender a percepção de pessoas em casamentos de longa duração sobre os relacionamentos conjugais na atualidade. Trata-se de um estudo qualitativo exploratório e descritivo, realizado com nove pessoas. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e os resultados apontam que, na percepção dos participantes, o contexto atual repercute nas relações amorosas através de processos de aproximação e ruptura. Essas repercussões são alvo de críticas dos participantes, as quais baseadas em juízos de valor, engessam possíveis avanços reflexivos. Os relacionamentos amorosos passam por um período de transição que pode estar associado às mudanças sociais, econômicas e culturais. Tais alterações não são positivas ou negativas mas refletem a complexidade de um fenômeno que precisa permanecer sob foco de investigação.

Palavras-chave : casamento; relações familiares; intimidade; mudança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License