SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Relaciones conyugales en la actualidad: percepciones de individuos en casamientos de larga duraciónEnvejecimiento positivo como una construcción social: prácticas discursivas de los hombres mayores de sesenta años índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SPAGESP

versión impresa ISSN 1677-2970

Resumen

KYRILLOS NETO, Fuad  y  PADUA, Maria Luiza Guimarães de. Ditadura militar e as Sociedades Psicanalíticas: relações e ressonâncias na práxis. Rev. SPAGESP [online]. 2015, vol.16, n.2, pp. 32-45. ISSN 1677-2970.

Pretende-se, neste artigo, através do recorte histórico das apropriações de aspectos da teoria psicanalítica no Brasil na época da Ditadura Militar, proporcionar uma reflexão acerca das relações entre as Sociedades Psicanalíticas do Rio de Janeiro e São Paulo com o estado brasileiro e sua incidência na prática clínica dos psicanalistas naquele período. A fim de oferecer ao leitor subsídios para discutir as bases e o contexto de tais relações, realizou-se uma brevíssima incursão acerca da história de algumas instituições psicanalíticas em funcionamento naquela época, bem como do contexto político-social vigente no Brasil. Considera-se que a transferência no processo de institucionalização da psicanálise foi utilizada como uma ferramenta de alienação, não permitindo a expressão do potencial crítico dos candidatos a analistas.

Palabras clave : psicanálise; ditadura; clínica psicanalítica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License