SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Relacionamentos conjugais na atualidade: percepções de indivíduos em casamentos de longa duraçãoEnvelhecimento positivo como construção social: práticas discursivas de homens com mais de sessenta anos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

KYRILLOS NETO, Fuad  e  PADUA, Maria Luiza Guimarães de. Ditadura militar e as Sociedades Psicanalíticas: relações e ressonâncias na práxis. Rev. SPAGESP [online]. 2015, vol.16, n.2, pp. 32-45. ISSN 1677-2970.

Pretende-se, neste artigo, através do recorte histórico das apropriações de aspectos da teoria psicanalítica no Brasil na época da Ditadura Militar, proporcionar uma reflexão acerca das relações entre as Sociedades Psicanalíticas do Rio de Janeiro e São Paulo com o estado brasileiro e sua incidência na prática clínica dos psicanalistas naquele período. A fim de oferecer ao leitor subsídios para discutir as bases e o contexto de tais relações, realizou-se uma brevíssima incursão acerca da história de algumas instituições psicanalíticas em funcionamento naquela época, bem como do contexto político-social vigente no Brasil. Considera-se que a transferência no processo de institucionalização da psicanálise foi utilizada como uma ferramenta de alienação, não permitindo a expressão do potencial crítico dos candidatos a analistas.

Palavras-chave : psicanálise; ditadura; clínica psicanalítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License