SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Military dictatorship and Psychoanalytic Societies: relations and resonances on praxisPublic policies and violence against women: the southwestern reality Goiás author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

SANTOS, Sofia Teodoro dos  and  SOUZA, Laura Vilela e. Envelhecimento positivo como construção social: práticas discursivas de homens com mais de sessenta anos. Rev. SPAGESP [online]. 2015, vol.16, n.2, pp. 46-58. ISSN 1677-2970.

O objetivo deste estudo foi descrever os sentidos produzidos com homens com mais de 60 anos sobre seus recursos pessoais para um envelhecer bem-sucedido, a partir da perspectiva construcionista social da investigação apreciativa. Para tanto, um encontro grupal foi realizado com seis homens com idade entre 61 e 81 anos. Perguntas apreciativas sobre histórias de superação pessoal e recursos atuais na construção de um bem-estar conduziram a conversa. A análise do encontro ressaltou os sentidos produzidos sobre o envelhecimento satisfatório: a valorização das redes sociais de apoio, a importância de continuar estudando, de estar em contato com os acontecimentos contemporâneos, de ser reconhecido profissionalmente mesmo após a aposentadoria, de ser útil às pessoas de sua comunidade, de cuidar do próprio corpo e realizar atividades físicas com companhia. A intencionalidade dos pesquisadores no posicionamento dos participantes como pessoas com histórias valiosas a serem compartilhadas sobre uma velhice positiva e a estrutura da conversa possibilitaram que os sentidos sobre um envelhecimento positivo pudessem ser produzidos e explorados.

Keywords : envelhecimento; homens; construcionismo social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License