SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Drug users homeless fears and expectationsEmotional experiences of mothers and fathers of children with disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

SICARI, Aline Amaral; OLIVEIRA, Tamara Rossi de  and  PEREIRA, Eliane Regina. Grupos de discussão no CRAS: problematizando a pobreza e seus desdobramentos. Rev. SPAGESP [online]. 2015, vol.16, n.2, pp. 88-101. ISSN 1677-2970.

Este relato de experiência é um recorte de um estágio profissionalizante em Psicologia realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de uma cidade mineira. A partir do desenvolvimento de um grupo de discussão com usuários do serviço e da inserção na rotina de trabalho do CRAS, questionamos a trama social entre os profissionais e os discursos sobre a pobreza. Como resultados deste trabalho evidenciamos uma prática profissional neste serviço que legitima a perpetuação da desigualdade social e que culpabiliza o sujeito pela sua condição social. Além disso, destacamos os grupos de discussão como um espaço potente para o surgimento de diferentes vozes e que, portanto, corroboram para que situações de fragilidade sejam escutadas e recebam uma atenção singular.

Keywords : pobreza; assistência social; grupos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License