SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Medos e expectativas de usuários de drogas em situação de ruaVivências emocionais de mães e pais de filhos com deficiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

SICARI, Aline Amaral; OLIVEIRA, Tamara Rossi de  e  PEREIRA, Eliane Regina. Grupos de discussão no CRAS: problematizando a pobreza e seus desdobramentos. Rev. SPAGESP [online]. 2015, vol.16, n.2, pp. 88-101. ISSN 1677-2970.

Este relato de experiência é um recorte de um estágio profissionalizante em Psicologia realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de uma cidade mineira. A partir do desenvolvimento de um grupo de discussão com usuários do serviço e da inserção na rotina de trabalho do CRAS, questionamos a trama social entre os profissionais e os discursos sobre a pobreza. Como resultados deste trabalho evidenciamos uma prática profissional neste serviço que legitima a perpetuação da desigualdade social e que culpabiliza o sujeito pela sua condição social. Além disso, destacamos os grupos de discussão como um espaço potente para o surgimento de diferentes vozes e que, portanto, corroboram para que situações de fragilidade sejam escutadas e recebam uma atenção singular.

Palavras-chave : pobreza; assistência social; grupos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License