SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Grupos de discussão no CRAS: problematizando a pobreza e seus desdobramentosA exclusão do sujeito das práticas médicas em contexto hospitalar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

OLIVEIRA, Isaura Gisele de  e  POLETTO, Michele. Vivências emocionais de mães e pais de filhos com deficiência. Rev. SPAGESP [online]. 2015, vol.16, n.2, pp. 102-119. ISSN 1677-2970.

Este estudo tem como objetivo revisar a produção científica na literatura nacional indexada na área de Psicologia acerca das vivências emocionais de mães e pais de filhos com deficiência. Foi realizada uma busca em três bases de dados (SciELO, PePSIC e LILACS), com as palabras "mães", "país" e "deficiencia". Foram recuperados e analisados 19 estudos. Em sua maioria, estes possuem delineamento qualitativo, com período de publicação principalmente entre 2000 e 2013. Constatou-se a carência de estudos sobre o tema. Foram evidenciados que os progenitores apresentam sentimentos iniciais de choque, raiva, tristeza e culpa. Porém, com o passar do tempo, adaptam-se à nova realidade, organizando-se.

Palavras-chave : mães; pais; deficiência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License