SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Emotional experiences of mothers and fathers of children with disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

NASCIMENTO, Gicelma Barreto  and  HENRIQUES, Rogério da Silva Paes. A exclusão do sujeito das práticas médicas em contexto hospitalar. Rev. SPAGESP [online]. 2015, vol.16, n.2, pp. 120-135. ISSN 1677-2970.

O presente estudo tem como objetivo investigar, por meio de uma articulação entre teoria, prática e pesquisa, a problemática da exclusão da subjetividade em ambiente hospitalar. Apresentamos resumidamente a relação entre medicina e ciência, procurando entender em que momento a medicina deixou de se preocupar com o sujeito e passou a se interessar pela doença. Buscando compreender o que fazer para contornar a problemática da exclusão do sujeito em ambiente hospitalar, relatamos dois casos clínicos atendidos por uma equipe multiprofissional de um hospital público. Partindo dos casos discutiremos a respeito da prática do psicólogo neste contexto. Procura-se mostrar que a atuação da Psicologia em ambiente hospitalar busca escutar o sujeito que foi excluído da ciência médica.

Keywords : subjetividade; ambiente hospitalar; exclusão do sujeito.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License