SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Direitos da criança e do adolescente e maus-tratos: epidemiologia e notificação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

MELO, Sheila Caroline Hnediuk de  e  MARIN, Angela Helena. Influência das composições familiares monoparentais no desenvolvimento da criança: revisão de literatura. Rev. SPAGESP [online]. 2016, vol.17, n.1, pp. 04-13. ISSN 1677-2970.

O objetivo do estudo foi realizar uma revisão da literatura para identificar a influência da composição familiar monoparental sobre o desenvolvimento infantil, considerando as bases de dados LILACS, PsyINFO, SciELO e BVS e o período de janeiro de 2010 a abril de 2015. Nos seis artigos selecionados identificou-se o ano da publicação, o país de origem e o foco do estudo, bem como suas características metodológicas e principais resultados encontrados. Os resultados apontam para o aumento do risco para o desenvolvimento de transtornos psíquicos, desenvolvimento de problemas comportamentais e de aprendizagem e destacam a importância de intervenções multidisciplinares junto às famílias, principalmente nos âmbitos social e psicológico, que visem a auxiliar seus membros no desempenho dos seus papéis e funções.

Palavras-chave : composição familiar; família monoparental; desenvolvimento infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License