SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Direitos da criança e do adolescente e maus-tratos: epidemiologia e notificaçãoGrupo operativo com professores do ensino fundamental: integrando o pensar, o sentir e o agir índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

HUEB, Martha Franco Diniz. Acolhimento institucional e adoção: uma interlocução necessária. Rev. SPAGESP [online]. 2016, vol.17, n.1, pp. 28-38. ISSN 1677-2970.

Objetiva-se problematizar a importância do preparo da criança/adolescente e da interlocução entre equipes da Instituição e do Judiciário para efetivar uma adoção com menor risco de devolução.Aponta-se que tanto o desligamento da família biológica, quanto a espera pela família adotante, vem acompanhada de ansiedade inerente à construção de novos vínculos, sinalizando importantes aspectos psicossociais carentes de intervenções. Utilizando-se de discussão teórica associada com a prática clínica, conclui-se que técnicos do contexto institucional devem criar um espaço seguro para que crianças/adolescentes possam ser ouvidos e compreendidos ao viver tal processo, assim como necessitam comunicar hábitos, gostos e preferências pessoais para a equipe psicossocial do Judiciário com finalidade de facilitar a transferência de valores e de afeto para família substituta.

Palavras-chave : acolhimento institucional; adoção; crianças; adolescentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License