SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Institutional sheltering and adoption: a necessary dialogueThe use of Facebook by trainees of Clinical Psychology: an exploratory study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

SANTOS, Manoel Antônio dos et al. Grupo operativo com professores do ensino fundamental: integrando o pensar, o sentir e o agir. Rev. SPAGESP [online]. 2016, vol.17, n.1, pp. 39-50. ISSN 1677-2970.

O objetivo deste estudo é apresentar um relato de experiência de coordenação de um grupo operativo realizado com professores do Ensino Fundamental de uma escola pública de um município do interior do Estado de São Paulo. Em média 25 professores participaram dos encontros grupais, com frequência semanal e duração de uma hora. O grupo era aberto e foi conduzido durante as reuniões de Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC). Os resultados mostram que a intervenção grupal é uma estratégia que permitiu abordar as dimensões subjetivas e intersubjetivas dos participantes. Os professores valorizaram a construção de um espaço compartilhado no qual era possível explicitar as dificuldades que se cristalizavam no cotidiano escolar. Foi possível observar que o processo de aprendizagem é altamente favorecido pelo dispositivo grupal, que fortalece a disposição dos participantes para refletirem sobre possíveis condutas alternativas, a serem adotadas diante de problemas e impasses que se apresentavam na trajetória de cada professor.

Keywords : grupo operativo; escola; atitudes do professor; interação professor-aluno; relações interpessoais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License