SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Plantão psicológico na delegacia da mulher: experiência de atendimento sócio-clínicoSignificados do processo saúde-doenças crônicas-cuidado para enfermeiros que atuam na saúde pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

TOSTA, Luana Rodrigues de Oliveira  e  SILVA, Thaysa Brinck Fernandes. Duas nômades e inúmeras rotas: cartografias de um processo em acompanhamento terapêutico. Rev. SPAGESP [online]. 2016, vol.17, n.1, pp. 80-95. ISSN 1677-2970.

Trata-se de um relato de experiência com o objetivo de apresentar um processo de desinstitucionalização de uma estudante de Psicologia por meio de uma vivência em Acompanhamento Terapêutico (AT). As participantes foram a acompanhada e a acompanhante do processo e utilizou-se como instrumento o diário de campo, com registros de 42 encontros. As vivências e o procedimento de análise se basearam no método cartográfico. Perceberam-se mudanças no entendimento de conceitos no campo da desinstitucionalização e da saúde mental, ressignificados por meio da experiência. Conclui-se que, ao se cartografar tal processo, reflexões e problematizações foram realizadas, exigindo disponibilidade ética e política da acompanhante para desinstitucionalizar posicionamentos enraizados na relação.

Palavras-chave : acompanhamento terapêutico; desinstitucionalização; psicologia; cartografia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License