SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Duas nômades e inúmeras rotas: cartografias de um processo em acompanhamento terapêuticoSignificados atribuídos ao comer em mulheres obesas que participaram de um programa para redução de peso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

VASCONCELOS, Caroline Luiza Bailona de; FERREIRA, Cintia Bragheto; GOMES, Ana Laura  e  QUEIROZ, Yasmin Livia. Significados do processo saúde-doenças crônicas-cuidado para enfermeiros que atuam na saúde pública. Rev. SPAGESP [online]. 2016, vol.17, n.1, pp. 96-109. ISSN 1677-2970.

O presente estudo está orientado pela perspectiva do construcionismo social e objetivou compreender e descrever os significados do processo saúde-doenças crônicas-cuidado para enfermeiros de Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de um município goiano. Para tanto, foram realizadas 11 entrevistas semiestruturadas, as quais foram gravadas, transcritas e organizadas nas temáticas saúde-doenças crônicas-cuidado. Os resultados mostraram que os significados de saúde-doenças crônicas-cuidado estiveram ancorados nos preceitos do modelo biopsicossocial. Contudo, as práticas de cuidado fundamentaram-se no modelo biomédico, demonstrando uma dualidade entre teoria e prática no âmbito da educação em saúde praticada pelos participantes do estudo. Assim, aponta-se a relevância de espaços reflexivos para tais profissionais visando à construção de práticas de cuidado alinhadas ao modelo biopsicossocial.

Palavras-chave : saúde; doenças crônicas; tratamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License