SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Significados del proceso salud-enfermedad crónicas-cuidado para las enfermeras que trabajan en la salud pública índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SPAGESP

versión impresa ISSN 1677-2970

Resumen

GROMOWSKI, Alessandra Elisa; CORDEIRO, Silvia Nogueira; NAVES, Nayara Tiemi  y  CARREIRA, Clísia Mara. Significados atribuídos ao comer em mulheres obesas que participaram de um programa para redução de peso. Rev. SPAGESP [online]. 2016, vol.17, n.1, pp. 110-123. ISSN 1677-2970.

Este estudo teve como objetivo compreender as vivências e os significados emocionais atribuídos ao comer em mulheres obesas que participaram de um programa para redução de peso com equipe multiprofissional. Foi realizado um estudo qualitativo com o auxílio de grupos focais como um facilitador para o surgimento de diferentes discursos acerca do tema. Os resultados foram codificados em quatro categorias. Verificou-se que essas mulheres se utilizam do alimento como uma forma de tamponar o "vazio" que sentem ao exibir corpos fora do ideal estético, trazendo-lhes sofrimento. Os aspectos sociais e psíquicos envolvidos na obesidade não têm sido levados em consideração tanto na compreensão como na forma de tratamento geralmente proposto para as mulheres que se encontram acima do peso.

Palabras clave : obesidade; corpo feminino; psicanálise; equipe multiprofissional; grupo focal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License