SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Significados do processo saúde-doenças crônicas-cuidado para enfermeiros que atuam na saúde pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

GROMOWSKI, Alessandra Elisa; CORDEIRO, Silvia Nogueira; NAVES, Nayara Tiemi  e  CARREIRA, Clísia Mara. Significados atribuídos ao comer em mulheres obesas que participaram de um programa para redução de peso. Rev. SPAGESP [online]. 2016, vol.17, n.1, pp. 110-123. ISSN 1677-2970.

Este estudo teve como objetivo compreender as vivências e os significados emocionais atribuídos ao comer em mulheres obesas que participaram de um programa para redução de peso com equipe multiprofissional. Foi realizado um estudo qualitativo com o auxílio de grupos focais como um facilitador para o surgimento de diferentes discursos acerca do tema. Os resultados foram codificados em quatro categorias. Verificou-se que essas mulheres se utilizam do alimento como uma forma de tamponar o "vazio" que sentem ao exibir corpos fora do ideal estético, trazendo-lhes sofrimento. Os aspectos sociais e psíquicos envolvidos na obesidade não têm sido levados em consideração tanto na compreensão como na forma de tratamento geralmente proposto para as mulheres que se encontram acima do peso.

Palavras-chave : obesidade; corpo feminino; psicanálise; equipe multiprofissional; grupo focal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License