SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Violência sexual e gravidez: percepções e sentimentos das vítimas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

CUNHA, Vivian Fukumasu da; CECILIO, Mariana Silva; SCORSOLINI-COMIN, Fabio  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. Psicoterapia e a sua veiculação na Revista da SPAGESP: análise da produção científica de 2000 a 2016. Rev. SPAGESP [online]. 2016, vol.17, n.2, pp. 03-20. ISSN 1677-2970.

O estudo teve por objetivo compreender de que modo a psicoterapia vem sendo abordada, refletida e problematizada na Revista da SPAGESP, publicação semestral da Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo. Trata-se de uma revisão dos artigos publicados neste periódico desde a sua criação, no ano 2000, abarcando o período de 2000 a 2016. Foram consultados 16 fascículos e recuperados 62 estudos publicados no período, analisados pela estratégia PRISMA. Predominaram estudos empíricos, de enfoque qualitativo, com amostras e instrumentos variados, que abordaram a psicoterapia principalmente na modalidade grupal e sob enfoque psicanalítico. A diversidade de estudos encontrados mostra uma abertura para diferentes propostas interventivas, que ressaltam o papel do psicoterapeuta no movimento de estimular que seus pacientes/clientes se tornem protagonistas no processo psicoterápico e que todos os partícipes assumam a corresponsabilidade na condução do tratamento. Algumas especificidades das modalidades individual, familiar e grupal são apontadas, chamando atenção para o elemento-chave da comunicação terapêutica em suas diferentes formas de expressão. Os estudos sobre psicoterapia veiculados no periódico investigado aportam contribuições significativa para delinear as fronteiras de um campo vasto e multifacetado, ainda a ser melhor explorado.

Palavras-chave : Psicoterapia; Psicoterapia de Grupo; Psicologia Clínica; Grupoterapia; Psicoterapeuta.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License