SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Psychotherapy and its vehiculation in the SPAGESP Magazine: analysis of scientific production from 2000 tom 2016Intergenerational Solidarity Family in brazilian research: integrative review of the literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

NUNES, Mykaella Cristina Antunes  and  MORAIS, Normanda Araujo de. Violência sexual e gravidez: percepções e sentimentos das vítimas. Rev. SPAGESP [online]. 2016, vol.17, n.2, pp. 21-36. ISSN 1677-2970.

O estudo teve como objetivo investigar as percepções e os sentimentos de mulheres que engravidaram em decorrência de estupro. Adotou-se um delineamento de estudo de casos múltiplos com entrevista semiestruturada, tendo sido entrevistadas três participantes com idades entre 20 e 31 anos, oriundas de um hospital-maternidade da cidade de Fortaleza-CE. As percepções e os sentimentos das mulheres acerca da violência e da gravidez se mostraram vivos e intensos, misturando-se representações de culpa e de pavor com sentimentos de vergonha, raiva, medo, desespero e nojo. Dentre tantos pensamentos e sentimentos, a equipe multiprofissional destacou-se como apoio fundamental, influenciando novos sentidos de vida por parte das mulheres, que embora marcadas pela experiência seguem adiante.

Keywords : Violência Sexual; Gravidez; Mulher; Violência; Estupro.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License