SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Psicoterapia e a sua veiculação na Revista da SPAGESP: análise da produção científica de 2000 a 2016Solidariedade Intergeracional Familiar nas pesquisas brasileiras: revisão integrativa da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

NUNES, Mykaella Cristina Antunes  e  MORAIS, Normanda Araujo de. Violência sexual e gravidez: percepções e sentimentos das vítimas. Rev. SPAGESP [online]. 2016, vol.17, n.2, pp. 21-36. ISSN 1677-2970.

O estudo teve como objetivo investigar as percepções e os sentimentos de mulheres que engravidaram em decorrência de estupro. Adotou-se um delineamento de estudo de casos múltiplos com entrevista semiestruturada, tendo sido entrevistadas três participantes com idades entre 20 e 31 anos, oriundas de um hospital-maternidade da cidade de Fortaleza-CE. As percepções e os sentimentos das mulheres acerca da violência e da gravidez se mostraram vivos e intensos, misturando-se representações de culpa e de pavor com sentimentos de vergonha, raiva, medo, desespero e nojo. Dentre tantos pensamentos e sentimentos, a equipe multiprofissional destacou-se como apoio fundamental, influenciando novos sentidos de vida por parte das mulheres, que embora marcadas pela experiência seguem adiante.

Palavras-chave : Violência Sexual; Gravidez; Mulher; Violência; Estupro.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License