SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Sexual violence and pregnancy: perceptions and feelings of the victimsThe relationship between aggression and crime in subjective and social constitutions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

LEME, Vanessa Barbosa Romera et al. Solidariedade Intergeracional Familiar nas pesquisas brasileiras: revisão integrativa da literatura. Rev. SPAGESP [online]. 2016, vol.17, n.2, pp. 37-52. ISSN 1677-2970.

Este estudo tem por objetivo apresentar os resultados de uma revisão integrativa da literatura das pesquisas brasileiras que abordam uma ou mais dimensões do modelo da Solidariedade Intergeracional Familiar (SIF) desenvolvido por Bengtson e colaboradores. Foram consultados artigos indexados nas bases de dados SciELO, BVSBrasil e PePSIC. Identificaram-se inicialmente 793 artigos e, após a análise dos critérios de inclusão e exclusão, restaram 34 que foram analisados na íntegra. Os resultados indicaram a predominância de estudos empíricos, com delineamento transversal e com uma pequena amostra composta por filhos, avós e netos, sendo a temática mais frequente o cuidado de avós com os netos. As dimensões da SIF mais recorrentes foram a funcional e afetiva e a menos frequente a estrutural.

Keywords : relações familiares; relações pais-filhos; relações avós-netos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License