SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Solidariedade Intergeracional Familiar nas pesquisas brasileiras: revisão integrativa da literaturaPretendentes à adoção de crianças no Brasil: um estudo documental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

MELLO, Joana Panzera de Souza; KYRILLOS NETO, Fuad; CALAZANS, Roberto  e  ROSARIO, Angela Bucciano do. A relação da agressividade e do crime nas constituições subjetiva e social. Rev. SPAGESP [online]. 2016, vol.17, n.2, pp. 53-66. ISSN 1677-2970.

Aborda-se a relação entre crime, sociedade e sujeito, tendo como referência as articulações freudianas. Objetiva-se demonstrar como a noção psicanalítica de estruturação da Civilização, através do Mito do Parricídio e, analogamente, a constituição subjetiva, por intermédio do Complexo de Édipo, revelam o crime como um desejo sumariamente humano e constitutivo. Investiga-se de que forma tais constituições se apresentam na teoria freudiana, esclarecendo os enlaces do sujeito com a sociedade, que geram um Mal-Estar, localizado como uma exigência de ordem pulsional. Conclui-se o manuscrito com a ponderação de que, embora o ato violento desfaça o arranjo social existente, a fundação da cultura exige a identificação e o reconhecimento entre os irmãos como possibilidade de estabelecimento de um laço social fundador da cultura.

Palavras-chave : psicanálise; crime; sujeito; sociedade; agressividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License