SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Sexualidade e saúde mental: vivências, serviços e estigmasA sexualidade em pacientes com fibromialgia: panorama da produção científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

HUR, Domenico Uhng; MENDONCA, Gabriel Silveira  e  VIANA, Douglas Alves. Educação Física e formação: o grupo operativo como um dispositivo de avaliação. Rev. SPAGESP [online]. 2016, vol.17, n.2, pp. 96-107. ISSN 1677-2970.

O objetivo deste artigo é discutir a formação em Educação Física, a partir dos discursos dos membros de uma Instituição de Ensino Superior. Como método de investigação e avaliação, realizamos uma sessão com o dispositivo do grupo operativo com professores, estudantes e um trabalhador desta Instituição. No processo de avaliação, o coletivo depositou o mal estar sentido na formação em distintos alvos, seja no currículo, ou na lógica de mercado, num movimento de cisão do objeto em positivo e negativo, característico do momento da pré-tarefa. Ao mesmo tempo, o grupo idealizou a construção de um currículo ampliado, como forma de resolução dos problemas vividos, que assumiu o lugar de uma utopia grupal.

Palavras-chave : Grupo operativo; Análise institucional; Educação Física; psicanálise de grupo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License