SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Educação Física e formação: o grupo operativo como um dispositivo de avaliaçãoApego e risco de suicídio em adolescentes: estudo de revisão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

CENTURION, Neftali Beatriz  e  PERES, Rodrigo Sanches. A sexualidade em pacientes com fibromialgia: panorama da produção científica. Rev. SPAGESP [online]. 2016, vol.17, n.2, pp. 108-119. ISSN 1677-2970.

Este estudo objetivou empreender uma revisão integrativa das pesquisas empíricas sobre a temática da sexualidade em pacientes com fibromialgia. Para tanto, foram realizadas consultas às bases de dados MedLine, LILACS, SciELO-Brasil, PsycInfo e PePSIC a partir do cruzamento dos descritores "fibromialgia" e "sexualidade", "fibromialgia" e "função sexual" e "fibromialgia" e "disfunção sexual". As 14 referências selecionadas de acordo com os critérios de inclusão estabelecidos foram apreciadas a partir da utilização de um conjunto de dimensões de análise. Constatou-se que predominaram pesquisas quantitativas, transversais, publicadas em periódicos médicos, desenvolvidas junto a mulheres por meio da aplicação de instrumentos de autorrelato e que, desconsiderando a pluralidade de significações e o aspecto relacional da sexualidade, conferem atenção sobretudo à (dis)função sexual.

Palavras-chave : Sexualidade; Fibromialgia; Psicologia da Saúde; Revisão de literatura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License