SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2A sexualidade em pacientes com fibromialgia: panorama da produção científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

COUTO, Vilma Valéria Dias  e  TAVARES, Marcelo da Silva Araújo. Apego e risco de suicídio em adolescentes: estudo de revisão. Rev. SPAGESP [online]. 2016, vol.17, n.2, pp. 120-136. ISSN 1677-2970.

O objetivo desta revisão foi analisar artigos que examinaram a relação entre apego e comportamento suicida em adolescentes, identificando os tipos e as figuras de apego associadas com comportamento suicida. As bases consultadas foram PsycINFO, SciELO e MEDLINE, desde 1996 até 2016. Os descritores foram suicide, adolescents e attachment. Foram analisados 46 artigos. Apesar da diversidade de resultados, a maioria dos estudos indicou relação entre apego inseguro ou vínculo parental ruim e conduta suicida em adolescentes. Não há consenso sobre a categoria de apego inseguro ou dimensão de vínculo parental mais relacionada com ideação e tentativa de suicídio. A maioria dos artigos indicou a qualidade do apego a mãe como fator de risco e/ou proteção do suicídio entre jovens. Esta revisão mostrou que a complexidade dos fenômenos em interação, as diferentes dimensões do apego e a variedade de instrumentos de avaliação devem ser considerados na análise do apego como fator de risco e proteção do suicídio entre adolescentes.

Palavras-chave : suicídio; adolescentes; apego; vínculo parental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License