SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Emotional health of community agents: burnout, stress, well-being and quality of life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

FERES-CARNEIRO, Terezinha; MACHADO, Rebeca Nonato; MELLO, Renata  and  MAGALHAES, Andrea Seixas. Práticas de nomeação nas relações familiares contemporâneas. Rev. SPAGESP [online]. 2017, vol.18, n.1, pp. 4-19. ISSN 1677-2970.

O presente estudo é parte de investigação mais ampla sobre a percepção de pais e filhos em relação ao exercício da parentalidade nas diferentes configurações familiares contemporâneas. Foram realizadas entrevistas semiestruturas com 132 membros de famílias heteroparentais e homoparentais, dos segmentos médios da população carioca, casadas, separadas, recasadas e monoparentais. Participaram do estudo 41 mães, 41 pais, 26 filhos crianças e 24 filhos adolescentes. As entrevistas foram analisadas pelo método de análise de conteúdo e discutidas a partir da literatura revisada. Na investigação mais ampla, emergiram das narrativas cinco categorias de análise: nomeação; conflitos, poder, limites e expectativas; papéis de gênero; projeto educativo; e exercício da parentalidade. Neste estudo discutiremos a categoria nomeação, cujo objetivo é investigar as práticas de nomeação nas relações familiares contemporâneas. A atribuição de nomes específicos, por pais e filhos, aos membros da família, expressa a necessidade de reconhecimento e diferenciação dos lugares e das funções familiares. Concluímos que as práticas de nomeação apontam mais para o respeito às tradições do que para a busca pela criação, apesar das grandes transformações dos laços familiares, regidos pela valorização dos laços socioafetivos.

Keywords : relações familiares; contemporaneidade; parentalidade; nomeação; laços socioafetivos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License