SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Children waiting for adoption or in provisional measure of protection: the school inclusionBrazilian adaptations of the bick observation method in empirical research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

ALMEIDA, Fabiana Hilário de; MELO-SILVA, Lucy Leal  and  SANTOS, Manoel Antônio dos. Grupo operativo com pais de jovens em processo de escolha da carreira. Rev. SPAGESP [online]. 2017, vol.18, n.1, pp. 80-100. ISSN 1677-2970.

Este estudo teve por objetivo apresentar um programa de intervenção grupal com pais de adolescentes em processo da escolha da carreira. Vinte e dois pais com filhos adolescentes matriculados no ensino médio participaram de oito sessões semanais. A intervenção e análise dos dados foram desenvolvidas com base no referencial teóricometodológico do grupo operativo de Pichon-Rivière. As sessões foram registradas por três observadores e o material coligido foi submetido à análise de conteúdo temática. Desta análise emergiram as categorias: expectativas quanto ao futuro profissional dos filhos, o posicionamento frente ao processo de escolha da carreira, o processo de separação pais-filhos, e as contribuições do Grupo de Orientação de Pais. Os resultados mostram que os pais investiram maciçamente na formação educacional de seus filhos, revelando elevadas expectativas quanto ao seu futuro. Os pais puderam refletir sobre seus sentimentos ambivalentes e ressignificar seu envolvimento nas escolhas iniciais de carreira dos adolescentes. O grupo operativo mostrou ser uma estratégia apropriada para a intervenção, proporcionado a participação mais ativa dos pais no processo de orientação profissional dos filhos.

Keywords : orientação vocacional; escolha da carreira; apoio parental; orientação de pais; grupos operativos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License