SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Operative group with parents of young people in career choice processMoney management concerning children in divorced couples author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

SANTOS, Antonia Cláudia Soares Leão dos  and  PEDROSO, Janari da Silva. As adaptações no brasil do método bick de observação em pesquisas empíricas. Rev. SPAGESP [online]. 2017, vol.18, n.1, pp. 101-114. ISSN 1677-2970.

Este artigo de revisão analisa a produção científica brasileira sobre adaptações do método Bick de Observação da Relação Mãe-bebê em pesquisas empíricas. Realizou-se levantamento de artigos nas bases SciELO, PePSIC e LILACS, entre 2000 a 2015, com os descritores: método Bick, observação de bebês e relação mãe-bebê. Identificou-se os conceitos que fundamentam a observação, as adaptações do método, os participantes e as conclusões das pesquisas. Conclui-se que as adaptações ocorreram na quantidade de sessões, idade dos participantes (bebês, crianças e adultos) de acordo com a observação, transcrição e supervisão, e foram capazes de captar informação subjetiva em que a fala dos participantes é inacessível.

Keywords : observação de bebês; método Bick; relação mãe-bebê; psicanálise.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License