SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Grupo operativo con los padres de jóvenes en el proceso de elección de carreraEl manejo del dinero relacionado a hijos de padres divorciadas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SPAGESP

versión impresa ISSN 1677-2970

Resumen

SANTOS, Antonia Cláudia Soares Leão dos  y  PEDROSO, Janari da Silva. As adaptações no brasil do método bick de observação em pesquisas empíricas. Rev. SPAGESP [online]. 2017, vol.18, n.1, pp. 101-114. ISSN 1677-2970.

Este artigo de revisão analisa a produção científica brasileira sobre adaptações do método Bick de Observação da Relação Mãe-bebê em pesquisas empíricas. Realizou-se levantamento de artigos nas bases SciELO, PePSIC e LILACS, entre 2000 a 2015, com os descritores: método Bick, observação de bebês e relação mãe-bebê. Identificou-se os conceitos que fundamentam a observação, as adaptações do método, os participantes e as conclusões das pesquisas. Conclui-se que as adaptações ocorreram na quantidade de sessões, idade dos participantes (bebês, crianças e adultos) de acordo com a observação, transcrição e supervisão, e foram capazes de captar informação subjetiva em que a fala dos participantes é inacessível.

Palabras clave : observação de bebês; método Bick; relação mãe-bebê; psicanálise.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License