SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Grupo operativo com pais de jovens em processo de escolha da carreiraO manejo do dinheiro em relação aos filhos de pais divorciados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

SANTOS, Antonia Cláudia Soares Leão dos  e  PEDROSO, Janari da Silva. As adaptações no brasil do método bick de observação em pesquisas empíricas. Rev. SPAGESP [online]. 2017, vol.18, n.1, pp. 101-114. ISSN 1677-2970.

Este artigo de revisão analisa a produção científica brasileira sobre adaptações do método Bick de Observação da Relação Mãe-bebê em pesquisas empíricas. Realizou-se levantamento de artigos nas bases SciELO, PePSIC e LILACS, entre 2000 a 2015, com os descritores: método Bick, observação de bebês e relação mãe-bebê. Identificou-se os conceitos que fundamentam a observação, as adaptações do método, os participantes e as conclusões das pesquisas. Conclui-se que as adaptações ocorreram na quantidade de sessões, idade dos participantes (bebês, crianças e adultos) de acordo com a observação, transcrição e supervisão, e foram capazes de captar informação subjetiva em que a fala dos participantes é inacessível.

Palavras-chave : observação de bebês; método Bick; relação mãe-bebê; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License