SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1As adaptações no brasil do método bick de observação em pesquisas empíricasDevolução de crianças adotadas: uma revisão integrativa da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

NARDI, Pamela; CENCI, Cláudia Mara Bosetto; BORTOLIN, Denice  e  NEVES, Márcio Medina. O manejo do dinheiro em relação aos filhos de pais divorciados. Rev. SPAGESP [online]. 2017, vol.18, n.1, pp. 115-127. ISSN 1677-2970.

O presente estudo teve como objetivo investigar o manejo do dinheiro de pais divorciados em relação ao filho em comum. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com 10 casais de pais já divorciados, ou em processo de divórcio, com filhos entre 5 e 15 anos de idade. Os instrumentos utilizados foram o questionário sociodemográfico e a entrevista semidirigida. Os resultados indicam que, após o divórcio, o rompimento do vínculo conjugal prejudica sensivelmente o vínculo parental. Desse modo, a questão financeira se torna um tema de constante discussão entre os pais. Eles discordam sobre o valor da pensão alimentícia, sobre a educação do filho e investimento financeiro necessário para esta demanda e apresentam dificuldade de comunicação com relação aos cuidados com o filho.

Palavras-chave : manejo do dinheiro; divorciados; filhos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License