SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1O manejo do dinheiro em relação aos filhos de pais divorciados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

ROSSATO, Jussara Glória  e  FALCKE, Denise. Devolução de crianças adotadas: uma revisão integrativa da literatura. Rev. SPAGESP [online]. 2017, vol.18, n.1, pp. 128-139. ISSN 1677-2970.

O objetivo foi mapear a literatura nacional e internacional sobre a devolução de crianças adotadas. Para tanto, foi realizado um levantamento de artigos em cinco bases de dados: Web of Science, Academic Search Premier, Medline/Pubmed, Lilacs e Scielo. Buscouse itens publicados em qualquer período de tempo, com os seguintes descritores: 1) "adoption disruption" AND children; 2) "adoption dissolution" AND children; 3) adoção AND devolução AND crianças. Os estudos analisados enfatizam especialmente a busca de fatores preditivos para a ocorrência da ruptura no processo de adoção. Pouco se aborda sobre as vivências subjetivas de crianças, adotantes e profissionais. A partir das lacunas encontradas, entende-se ser importante a realização de novos estudos empíricos sobre a temática.

Palavras-chave : adoção (criança); família; pais; profissionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License