SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde: um panorama geralÉtica na pesquisa com crianças e adolescentes em situação de rua: considerações a partir da resolução nº 510/2016 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

COSTA, Vitor Hugo Loureiro Bruno; LANDIM, Ilana Camurça  e  BORSA, Juliane Callegaro. Aspectos éticos das pesquisas em psicologia: vulnerabilidade versus proteção. Rev. SPAGESP [online]. 2017, vol.18, n.2, pp. 16-26. ISSN 1677-2970.

A vulnerabilidade é definida como um estado de autodeterminação reduzida ou impedida, de pessoas ou grupos, no que concerne à resistência e participação em pesquisas. Segundo a Resolução 466/2012, tais indivíduos poderiam participar de pesquisas caso não pudessem ser desenvolvidas, preferencialmente, com indivíduos de autonomia plena. A Resolução 510/2016 representa um avanço, na medida em que adota como premissa a participação desses indivíduos não apenas na ausência daqueles com autonomia plena. Esta última enaltece o compromisso social do pesquisador quanto à redução dos danos ou situações de riscos dos participantes envolvidos. Assim, este estudo tem como objetivo discutir a prática de pesquisa em Psicologia com indivíduos em diferentes condições de vulnerabilidade.

Palavras-chave : etica; vulnerabilidade; Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License