SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Ética na pesquisa com crianças e adolescentes em situação de rua: considerações a partir da resolução nº 510/2016Desafios éticos e metodológicos em pesquisa com famílias e crianças no contexto da adoção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

BORGES, Jeane Lessinger  e  DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Desafios iticos na pesquisa com adolescentes: implicagues da exigjncia do consentimento parental. Rev. SPAGESP [online]. 2017, vol.18, n.2, pp. 43-57. ISSN 1677-2970.

Este estudo busca discutir os aspectos iticos envolvidos na pesquisa com adolescentes, incluindo a exigjncia do termo de consentimento dos pais, conforme previsto na Resolugco 510 do Conselho Nacional de Sazde. Para tanto, sco apresentados os resultados de uma pesquisa com 560 adolescentes, na faixa etaria de 14 a 19 anos, sobre a tematica da violjncia no namoro. Discute-se o pressuposto da autonomia dos adolescentes, assim como os conceitos de desenvolvimento cognitivo e de maioridade legal. Implicagues no tamanho e vieses da amostra sco destacadas, tendo em vista a baixa taxa de retorno dos termos de consentimento parental (26%). Assim, sco sugeridas alternativas ` dispensa do consentimento dos pais ou a utilizagco do consentimento passivo, para ampliar a possibilidade de amostras mais representativas.

Palavras-chave : itica; viis amostral; adolescjncia; consentimento parental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License