SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Desafios iticos na pesquisa com adolescentes: implicagues da exigjncia do consentimento parentalAutonomia e voluntariedade na pesquisa com adolescentes em medida socioeducativa de internação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

ARAUJO, Ivy Campista Campanha de; NASCIMENTO, Danielly Bart do  e  NASCIMENTO, Célia Regina Rangel. Desafios éticos e metodológicos em pesquisa com famílias e crianças no contexto da adoção. Rev. SPAGESP [online]. 2017, vol.18, n.2, pp. 58-73. ISSN 1677-2970.

Esse estudo buscou analisar os desafios éticos e metodológicos presentes no estudo com famílias e crianças no contexto da adoção, tendo por referência a Resolução nº 510 de 2016. Discutem-se as modificações na adoção no Brasil ao longo do tempo, a valorização da perspectiva das crianças nas pesquisas e considera-se os cuidados na abordagem da família e da criança adotiva no início da pesquisa e ao longo da coleta de dados, ilustrando procedimentos éticos e metodológicos com um estudo de caso. Considera-se que a postura ética e a adequação metodológica possibilitam o estabelecimento da confiança necessária entre pesquisador e participantes, para que a convivência familiar seja revelada e as dificuldades e alegrias do processo adotivo sejam conhecidas, o que pode subsidiar intervenções psicossociais eficazes na busca do bem-estar das famílias adotantes.

Palavras-chave : ética em pesquisa; adoção; criança; família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License