SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Los desafíos éticos y metodológicos en el estudio de las familias y los niños en el contexto de la adopciónCon la licencia de Oxalá: la ética en la investigación etnopsicológica en comunidades religiosas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SPAGESP

versión impresa ISSN 1677-2970

Resumen

COSCIONI, Vinicius; DIAS, Ana Cristina Garcia; ROSA, Edinete Maria  y  KOLLER, Silvia Helena. Autonomia e voluntariedade na pesquisa com adolescentes em medida socioeducativa de internação. Rev. SPAGESP [online]. 2017, vol.18, n.2, pp. 74-85. ISSN 1677-2970.

O objetivo deste estudo é apresentar as medidas adotadas para a garantia da autonomia e da voluntariedade de participantes em uma pesquisa conduzida com adolescentes em medida socioeducativa de internação. As medidas relatadas foram embasadas na resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde e se referem: à garantia de um local de coleta de dados sem interferência dos agentes socioeducativos; ao emprego de vocabulário acessível aos participantes; ao estabelecimento de compromisso entre pesquisadores e participantes sobre o sigilo das informações; e à realização de diferentes modalidades de encontros individuais entre pesquisadores e participantes. Garantir a autonomia e a voluntariedade dos adolescentes em medida socioeducativa demanda a tomada de medidas inovadoras que, ainda que fundamentadas nas resoluções éticas em vigor, devem ir além destas.

Palabras clave : adolescente em conflito com a lei; medidas socioeducativas; ética; autonomia; voluntariedade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License