SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Com a licença de Oxalá: a ética na pesquisa etnopsicológica em comunidades religiosasDilemas e desafios éticos na pesquisa sobre exploração sexual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

PESSOA, Alex Sandro Gomes; COIMBRA, Renata Maria  e  KOLLER, Sílvia Helena. Desafios éticos na pesquisa com adolescentes envolvidos no tráfico de drogas. Rev. SPAGESP [online]. 2017, vol.18, n.2, pp. 100-114. ISSN 1677-2970.

Este artigo discute as implicações éticas na pesquisa com adolescentes envolvidos em atos infracionais, enfatizando a realidade de grupos com histórico de envolvimento no tráfico de drogas. Na primeira parte, discute-se os indicadores sociais e psicológicos que estão associados ao engajamento de adolescentes e jovens na comercialização das substâncias psicoativas. Em seguida, é apresentada a experiência de uma pesquisa com esse grupo, enfatizando os dilemas encontrados no trabalho de campo em virtude de impasses que surgiram na pesquisa pela falta de clareza do comitê de ética que avaliou a proposta. Por fim, são debatidos os preceitos éticos da pesquisa com adolescentes com envolvimento no tráfico a partir das diretrizes definidas na Resolução n. 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Palavras-chave : ética em pesquisa; tráfico de drogas; adolescentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License