SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Desafíos éticos en la investigaciones con adolescentes implicados en el tráfico de drogasLa investigacion con victimas de violencia sexual que se quedaron engarzadas: consideraciones eticas a partir de la resolucion n. 510/2016 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SPAGESP

versión impresa ISSN 1677-2970

Resumen

PALUDO, Simone dos Santos; FERREIRA, Luiza Santos  y  VEGA, Luciana Barbosa da Silva. Dilemas e desafios éticos na pesquisa sobre exploração sexual. Rev. SPAGESP [online]. 2017, vol.18, n.2, pp. 115-128. ISSN 1677-2970.

O presente artigo tem como objetivo discutir os desafios éticos enfrentados na pesquisa sobre exploração sexual de crianças e adolescentes e verificar como os avanços trazidos pela Resolução 510/2016 repercutem na condução de estudos com essa população. O planejamento de estudos sobre essa temática prescinde de estratégias metodológicas capazes de identificar pessoas, lugares e práticas que se ocultam constantemente. A recente resolução traz implicações importantes especialmente sobre a obtenção do termo consentimento livre e esclarecido dos responsáveis, o assentimento livre e esclarecido e a manutenção do sigilo versus a necessidade de denúncia. A devolução dos achados e a organização de estratégias protetivas reafirmam que o compromisso do pesquisador vai muito além daquele garantido nas resoluções vigentes até o momento.

Palabras clave : exploração sexual; ética; criança; adolescente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License