SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2The research with victims of sexual violence that fulfilled: ethical considerations since resolution n. 510/2016 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

HOHENDORFF, Jean Von; POSTAY, Andrezza Tartarotti; HABIGZANG, Luísa Fernanda  and  KOLLER, Silvia Helena. Parceria com a rede de atendimento no estudo da violência sexual infantil. Rev. SPAGESP [online]. 2017, vol.18, n.2, pp. 143-156. ISSN 1677-2970.

Estudos sobre violência sexual contra crianças e adolescentes geralmente recorrem aos serviços da rede de atendimento para a coleta de dados. A formação de parcerias para a coleta de dados requer cuidadosa consideração aos preceitos éticos. Objetivou-se apresentar e avaliar o processo de construção de uma parceria entre pesquisadores e serviços na execução de uma pesquisa sobre violência sexual contra meninos. As parcerias foram avaliadas por meio de entrevistas realizadas com cinco psicólogos dos serviços parceiros, que foram analisadas qualitativamente. Os resultados indicaram a adequação do processo de construção das parcerias, bem como possíveis ajustes. O desejo em estabelecer parcerias de longa duração foi relatado pelos psicólogos participantes. Discute-se a implicação dos resultados à luz da Resolução n. 510/2016, do Conselho Nacional de Saúde.

Keywords : violência sexual; coleta de dados; serviços de saúde mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License