SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2La investigacion con victimas de violencia sexual que se quedaron engarzadas: consideraciones eticas a partir de la resolucion n. 510/2016 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SPAGESP

versión impresa ISSN 1677-2970

Resumen

HOHENDORFF, Jean Von; POSTAY, Andrezza Tartarotti; HABIGZANG, Luísa Fernanda  y  KOLLER, Silvia Helena. Parceria com a rede de atendimento no estudo da violência sexual infantil. Rev. SPAGESP [online]. 2017, vol.18, n.2, pp. 143-156. ISSN 1677-2970.

Estudos sobre violência sexual contra crianças e adolescentes geralmente recorrem aos serviços da rede de atendimento para a coleta de dados. A formação de parcerias para a coleta de dados requer cuidadosa consideração aos preceitos éticos. Objetivou-se apresentar e avaliar o processo de construção de uma parceria entre pesquisadores e serviços na execução de uma pesquisa sobre violência sexual contra meninos. As parcerias foram avaliadas por meio de entrevistas realizadas com cinco psicólogos dos serviços parceiros, que foram analisadas qualitativamente. Os resultados indicaram a adequação do processo de construção das parcerias, bem como possíveis ajustes. O desejo em estabelecer parcerias de longa duração foi relatado pelos psicólogos participantes. Discute-se a implicação dos resultados à luz da Resolução n. 510/2016, do Conselho Nacional de Saúde.

Palabras clave : violência sexual; coleta de dados; serviços de saúde mental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License