SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Funcionalidade e comunicação conjugal em diferentes etapas do ciclo de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

SILVA, Gabriela Martins; GUANAES-LORENZI, Carla  e  NESS, Ottar. Manejando imprevistos na facilitação grupal: um estudo de caso com o exercício como se. Rev. SPAGESP [online]. 2018, vol.19, n.1, pp. 6-20. ISSN 1677-2970.

A partir da ideia de grupo como construção social, existem vários recursos dialógicos e colaborativos para o trabalho com grupos. Contudo, nem sempre as proposições teóricas para a facilitação grupal vêm acompanhadas de exemplos empíricos, que demonstrem a complexidade desse processo. Diante disso, este artigo visa contribuir com a literatura a respeito da preparação do/a facilitador/a para práticas grupais dialógicas, com um estudo de caso de um processo grupal que não se desenrolou como previsto, na aplicação do exercício como se. Assim, procuramos dar destaque às situações de imprevisto e difícil manejo na facilitação, o que nos permite refletir sobre a importância primordial da preparação dos contextos para que práticas que se propõem dialógicas funcionem como tal.

Palavras-chave : interações dialógicas; discussão em grupo, dinâmica de grupo; construcionismo social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License