SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Social images associated to residential care institutionsVoice and otherness: a counterpoint between psychoanalysis and dialogic psychologies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

LEUSIN, Joanna Ferreira; PETRUCCI, Giovanna Wanderley  and  BORSA, Juliane Callegaro. Clima Familiar e os problemas emocionais e comportamentais na infância. Rev. SPAGESP [online]. 2018, vol.19, n.1, pp. 49-61. ISSN 1677-2970.

Esse estudo investigou a relação entre clima familiar e problemas emocionais e comportamentais na infância. Participaram 237 mães, pais ou cuidadores de crianças matriculadas em escolas do ensino fundamental da cidade do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio do Inventário de Clima Familiar e do Child Behavior Checklist (CBCL 618). Correlações de Pearson e regressões lineares múltiplas indicaram associação negativa entre apoio e coesão familiar e problemas emocionais/comportamentais infantis. Além disso, conflito e hierarquia relacionaram-se positivamente com estes problemas. Os resultados apontaram para a importância dos processos proximais, em especial do clima familiar, como fatores de proteção para o desenvolvimento infantil.

Keywords : família; clima familiar; problemas emocionais/comportamentais; crianças.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License