SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Clima familiar y los problemas emocionales y de comportamiento en la infanciaLa expresión de esperanza en los adolescentes en situación de acogimiento institucional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SPAGESP

versión impresa ISSN 1677-2970

Resumen

GODOY, Daniela Bueno de Oliveira Américo de  y  BAIRRAO, José Francisco Miguel Henriques. Voz e alteridade: um contraponto entre psicanálise e psicologias dialógicas. Rev. SPAGESP [online]. 2018, vol.19, n.1, pp. 62-75. ISSN 1677-2970.

Este artigo apresenta e esquematiza um possível debate sobre a voz. Consideram-se contribuições psicanalíticas e construções produzidas por abordagens dialógicas em psicologia. Por meio da análise de textos considerados pioneiros em seus respectivos campos teóricos, destacam-se as confluências e divergências em relação ao endereçamento e à materialidade, eixos analíticos próprios a essas perspectivas. Em ambas a voz institui a subjetividade pela relação com o outro. Para a psicanálise essa questão amplia-se como consequência da articulação do apelo ao outro. Mediante a linguagem, a voz inscreve o sujeito no Outro e se atualiza como corpo. Irredutível à emissão vocal, a voz equivale a uma estrutura que pode apoiar-se em muitas experiências estéticas e sensoriais. Ao situar a voz no espaço topológico, a psicanálise lacaniana resolve aparentes paradoxos como o relativo à interioridade versus exterioridade.

Palabras clave : voz; self dialógico; psicanálise lacaniana; topologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License